Existem diversas maneiras de propagar plantas através de sementes. Nos artigos passados, mostrei aqui como propagar com copinhos de papel jornal e bandejas (células). Uma outra maneira, também bastante simples, que nos permite produzir mudas de hortícolas, aromáticas, medicinais, ornamentais e frutíferas é com a utilização de copinhos descartáveis de café ou água. É um modo simples, eficiente, ecológico e barato, pois os copinhos podem ser reutilizáveis.
Usualmente, eu elimino o fundo dos copinhos, para assim poder retirar as mudas com mais facilidade. E, para que o substrato não escorra pelo fundo dos copinhos (que foi retirado), costumo colocar uma pequena porção de substrato úmido, e prensar com o dedo. Após isto, poderá encher os copinhos normalmente que o substrato não escorrerá.
O manejo das pequenas mudas com este sistema é o mesmo do que com as bandejas, ou seja, resume-se a manter o substrato úmido, fazer o raleio com uma tesoura ou com a unha mesmo. Lembre-se de nunca puxar as plantinhas excedentes para não danificar as sensíveis raízes daquela que vai ficar no copinho.
O substrato usado, também é o mesmo recomendado para as bandejas, ou seja, deve ser solto, fértil e com boa capacidade de retenção de água.
Caso você pretende fazer mudas de plantas maiores, como o caso das frutíferas, poderá optar por copos de água ou refrigerantes, descartáveis. O sistema é o mesmo, só muda a escala.
Com estes copinhos descartáveis, temos mil opções. Podemos inclusive, fazer mudas usando como substrato areia de rio (grossa), num sistema bem parecido com o floating, quase uma hidroponia. Este sistema explicarei num novo artigo.
Abaixo o passo a passo ilustrado da produção de mudas em copinhos descartáveis de café. Lembrando que você poderá optar por copos maiores de acordo com sua necessidade, ou seja, para plantas pequenas copinhos pequenos, e para plantas maiores copos maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário