sexta-feira, 3 de maio de 2013

Das muitas flores de Maio

Veja que matéria  legal sobre as Flores de Maio. Elafoi publicada em O Povo


Quando maio chegava, as irmãs corriam para os matos em busca de flores para enfeitar as portas e janelas da frente da casa, que ficava numa beira da estrada. Era fácil encontrá-las no terreiro, especialmente no inverno, quando abril trazia chuvas e o verde das plantas deixava mais alegre o caminho, ponto de passagem de comboios e gente.

Iam cedinho antes de a mãe acender o fogão à lenha para preparar o café. Trabalho difícil. Requeria tempo e paciência para avivar as brasas que tinham ficado do dia anterior, com ajuda de gravetos pequenininhos que ela separava e deixava esquentando ali mesmo nas trempes. Isso tinha aprendido com a avó das meninas. Nunca se deve deixar apagar o fogão à lenha.

Iam cedinho, pois gostavam de sentir o orvalho das plantas molhando as pernas, de ver o sol nascendo tímido entre nuvens naqueles maios em que a chuva se fez presente. Colocavam as flores nos portais entre brincadeiras e sentindo o cheiro do café que a mãe havia terminado de coar e o pai já saboreava na caneca de alumínio, sentado ali no banco de madeira que estava no mesmo lugar, no alpendre da casa, há décadas. As irmãs mais novas, que acabavam de acordar, entravam na brincadeira e deixavam a casa mais divertida naqueles maios passados.

As flores de maio também serviam para enfeitar o andor coberto de cetim azul para Nossa Senhora. A comunidade organizava-se para que a santinha passasse de casa em casa. Trazia bênção para as famílias que se reuniam em torno dela e rezavam o terço na sala de visitas. De novo, lá iam as meninas em busca das flores do campo para colocar aos pés da santa. Nesse caso, as preferidas eram as chamadas bocas-de-leão, que duravam mais.

Eram também as bocas-de-leão que acabavam por enfeitar os cabelos da mãe delas, quando, sem presentes, as meninas iam buscá-las para dizer o quanto ela era especial por ali. Aqueles maios eram de flores para minha mãe e minha tia mais velha. Foram elas que me ensinaram a colocar flores nas portas de casa no primeiro dia do mês, tornando o meu maio também o mês das flores.

Agora, neste maio de 2013, a jornalista Yanna Guimarães, que estuda em Lisboa, me deu o prazer de descobrir que, na vila portuguesa de Óbidos, os moradores também colocam flores nas portas em maio. O costume veio de longe.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/colunas/ceara/2013/05/03/noticiasceara,3049852/das-muitas-flores-de-maio.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário