domingo, 5 de maio de 2013

FLOR-DE-MAIO - Como fazer mudas

Como fazer mudas de FLOR-DE-MAIO - Foto 1
Como fazer mudas de FLOR-DE-MAIO - Foto2

Como fazer mudas de FLOR-DE-MAIO - Foto 3


Para fazer mudas da Flor-de-maio a partir da semente é bastante fácil, pegue a cápsula que aparece na extremidade do caule de uma planta adulta (veja na 2ª foto) ao abrir irá verificar espécie de uma geléia com inúmeras sementinhas.


Pegue um vasinho pequeno, um pedaço de xaxim e espalhe esta gosma com as sementinhas nele.


Mantenha sempre o xaxim úmido, na sombra, mas em local com bastante claridade,  uma dica é cortar uma garrafa pet transparente e encaixar na boca deste vaso para formar uma estufa.


Logo irão aparecer as mudinhas da flor-de-maio, espere elas crescerem o suficiente e faça então o transplante para vasos individuais.


Uma das maneiras mais fácil de fazer mudas da flor-de-maio é pegar um gomo do caule (veja a plantinha da foto 3, tem 5 gomos) e enfiar cuidadosamente no substrato do vasinho, agora é só cuidar logo aparecerão novos gomos da planta.

Olá amigos!


Estou com problema de sinal no sítio onde moro e não tenho dado a devida atenção aqueles que me escrevem, vou colocar aqui alguma coisa, espero ter respondido algumas dúvidas.


- Para que ocorram as floradas, é necessário que algo aconteça, o gatilho para isso é o encurtamento dos dias em relação a noite e também temperaturas baixas a noite, por isso que nos locais de temperatura mais quente as floradas não ocorrem. No hemisfério norte onde o inverno acontece quando aqui é verão as flores de maio tem suas floradas em dezembro, por isso que lá são conhecidas como Cactus-de-navidad (Cacto-de-Natal).


- A planta não tolera luz do sol direta, mas gostam de muita luz.


- Excesso de água, mata a planta, causa podridão, portanto, coloque água moderada, é prmitido secar entre as regas.


- Quando soltar o botão, evitar mudanças de ambiente.


- O seu nome científico (Schlumbergera truncata),deve a um colecionador de cactus Frédéric Schlumberger (1823-1893) que possuia várias dessas plantas em seu castelo na Normandia.


FLOR-DE-MAIO - (Schlumbergera truncata)   Fonte:http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2008/05/flor-de-maio-como-fazer-mudas.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário