sábado, 18 de maio de 2013

Como escolher sementes para sua horta

Um dos grandes motivos de insucesso em hortas domésticas está na má escolha das sementes. Compramos envelopes de sementes de marcas idôneas e bem conceituadas, e mesmo assim nossas plantinhas teimam em não se desenvolver. O problema mais frequente é que compramos sementes não adaptadas ao clima e solo da nossa região.
Atualmente, as sementes de hortaliças e flores contém alta tecnologia na sua produção. Os pesquisadores desenvolvem, através de hibridizações e melhoramento genético, sementes de plantas produtivas, resistentes às doenças e com adaptações específicas para cada região do país. Por exemplo: hoje é possível plantar couve-flor, uma hortaliça típica de inverno em regiões de clima quente, graças a esta tecnologia. O mesmo acontece com o repolho, a beterraba, a alface e uma infinidade de hortaliças, tudo graças a um excelente programa de seleção e desenvolvimento de híbridos. Então, para entendermos melhor como escolher nossas sementes, abaixo preparei uma seqüência de fotos mostrando informações importantes sobre as sementes que podemos obter facilmente observando a embalagem. Estas informações são fáceis de entender por qualquer pessoa.

Como identificar a semente ideal para sua localidade:

Procure pelo mapa do Brasil e pelo gráfico de "Época de Plantio"
Procure pelo mapa do Brasil e pelo gráfico de "Época de Plantio"
Muitos envelopes trazem no verso o mapa do Brasil. Este mapa geralmente está dividido por cores. No caso da marca “x” abaixo, a cor predominante é a amarela, que corresponde ao nordeste, centro oeste, norte e parte do sudeste. A cor marrom, corresponde ao sudeste, e finalmente a azul à região sul. Outras marcas podem ter diferentes esquemas de cores, fique atento. A embalagem também geralmente indica a “Época de Plantio”. No caso do nosso exemplo, é uma tabela, ao lado do mapa do Brasil. Nesta tabela estão os meses do ano, de janeiro a dezembro. Correspondendo aos meses do ano, temos uma faixa colorida, com uma das cores citadas acima no mapa do Brasil.
Nesta mesma tabela, na parte mais baixa, temos a “Epoca indicada para plantio”, e “Época mais indicada para plantio”. Nem sempre estas informações estão especificadas, mas as principais marcas já se preocupam em listar estas relevantes informações;
Dou um exemplo: No envelope de sementes de alface da variedade Black Simpson, vamos verificar que para a região nordeste os meses mais indicados para o plantio vão de abril a julho. Na região sudeste de fevereiro a novembro. As sementes de alface Salad Bowl, é indicada apenas nos meses de maio e junho para o nordeste.
Pureza, Validade e Percentual de Germinação
Pureza, Validade e Percentual de Germinação
Diante destas informações, concluímos que é preferível plantar a Black Simpson no nordeste, ao invés da Salad Bowl, pois o período de plantio da primeira é bem mais longo, englobando a maior parte do ano, enquanto que a segunda só pode ser plantada em um curto período do inverno, ou seja, é mais sensível ao calor. Vemos também na parte mais baixa do envelope, o percentual de germinação, que é de suma importância, para avaliarmos a qualidade do lote e calcularmos a quantidade de sementes a plantar. Aí temos também a pureza, que nos exemplos acima é de 99%, e finalmente a validade.
Escolha os menores pesos para hortas domésticas
Escolha os menores pesos para hortas domésticas
Na parte alta do envelope, temos o Peso Líquido. Para pequenas hortas domésticas, o ideal seriam as embalagens com os menores pesos. Assim, logo usaremos todas as sementes e não correremos o risco das sementes envelhecerem e perderem seu poder germinativo. As sementes compradas de empresas idôneas vem acondicionadas em envelopes laminados que as protegem da luz, da umidade e do ar. Se, após o plantio, sobrarem sementes no envelope, elas deverão ser bem fechadas e presas com clips, grampeador ou prendedor de roupa, e guardadas preferencialmente na gaveta dos legumes da geladeira, ou seja, na parte mais baixa.
Embalagens aluminizadas garantem o frescor das sementes no momento da compra
Embalagens aluminizadas garantem o frescor das sementes no momento da compra
Com estes cuidados simples, você sempre terá sementes com o melhor poder germinativo, e compatíveis com a sua região. O resultado disso é o sucesso da sua horta doméstica, com lindos, frescos e saborosos vegetais. Espero ter sido útil a vocês que preferem, assim como eu, ter a sua própria horta, livre de produtos químicos e agrotóxicos.
Fonte: Jardineiro.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário