segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Conheça os tipos de planta que você pode ter em seu apartamento



Vegetais precisam ficar seis horas em local iluminado e devem ser regados uma vez por semana

Apartamento não tem jardim, mas isso não significa que não possa ser florido. Violetas, azaleias e gérberas são algumas das espécies que podem ser criadas em ambiente interno. Além delas, o técnico agropecuário Leonardo Cristiano Ávila Silveira cita também as samambaias, a palmeira fênix e a avenca.
"Essas plantas são consideradas de interior porque sobrevivem em locais fechados, não precisam de sol direto desde que recebam luminosidade por ao menos seis horas durante o dia", explica. Ele alerta para o cuidado com altas temperaturas e com choque térmico, e desaconselha a deixar as plantas em ambientes com ar condicionado.
Umidade e água Silveira destaca que violetas devem ser regadas com água sem cloro - ou seja, da chuva ou opções engarrafadas vendidas no mercado, jamais da torneira. Ele ressalta que a espécie também requer cuidados na hora de regar: a água não deve ser jogada sobre as folhas, mas por debaixo delas.
Violetas devem ser regadas com água sem cloro
Violetas: regue por baixo da folha e com água sem cloro
Para molhar outras espécies, a sugestão é usar um borrifador. O ideal é repetir o processo uma vez por semana, no inverno, e uma vez a cada cinco dias, durante o verão. A dica para saber a quantidade ideal é observar se a água está saindo por baixo do vaso e molhando o prato - se sim, a água já está suficiente.
O técnico agropecuário informa que grande parte das plantas de interiores não são tolerantes a umidade, ou seja, se pegam muita chuva ou são regadas mais do que o recomendado, ficam expostas a fungos e outros problemas - é o caso de cactos e avencas, por exemplo. A sugestão, para esses ambientes, são as minirrosas e as gérberas, mais resistentes ao excesso de água.
Minirrosas podem ser criadas em ambientes mais úmidos
Minirrosas podem ser criadas em ambientes mais úmidos
Tamanhos variados Quem tem mais espaço ou deseja plantas grandes pode optar pela samambaia rabo de peixe, que mede cerca de 1,20 metro, mas pode chegar a até dois metros.
Samambaia rabo de peixe
Samambaia rabo de peixe pode chegar a 2 metros de altura
O chifre-de-veado, assim batizado por causa do formato de suas folhas grandes, também fica com aproximadamente um metro de altura. Um pouco maior, o fícus em vaso mede por volta de 1,40 metro - "plantado na terra, com espaço para crescer, vira árvore", completa Silveira.
Chifre-de-veado tem esse nome por causa do formato das folhas
Chifre-de-veado tem esse nome por causa do formato das folhas
Fícus
Fícus, em vaso, chega a 1,40 metro
Na faixa dos 60 a 80 centímetros, o especialista cita a palmeira fênix, a avenca - que, se tiver suporte, age como trepadeira - e as samambaias pequenas.
Palmeira fênix mede entre 60 e 80 centímetros
Palmeira fênix mede entre 60 e 80 centímetros
Avenca
Avenca age como trepadeira, se tiver suporte
Silveira também fala da comigo-ninguém-pode e da coroa-de-cristo, mas adverte que essas plantas são altamente tóxicas e não devem ser escolhidas para ambientes com crianças ou animais de estimação. Quem tem alergia, ou pele muito sensível, também deve evitar as espécies.
Comigo-ninguém-pode é altamente tóxica
Comigo-ninguém-pode é altamente tóxica

Nenhum comentário:

Postar um comentário