quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Horta com ervas medicinais



Mais saúde no quintal da sua casa

Ter uma horta em casa é um privilégio para algumas pessoas. Muitos vão além das frutas e dos legumes e também partem para as ervas medicinais. Para este procedimento é outra dinâmica e vamos falar sobre exatamente isso agora
Quais ervas medicinais você teria em casa? 
Uma das dicas mais importantes é não colher estas plantas quando estiverem molhadas de chuva ou orvalho, já que o excesso de umidade retarda a secagem, favorecendo a decomposição das chamadas substâncias ativas. Em outras palavras, a planta acaba inutilizada para a função original. 

Não estando elas molhadas pelas forças da natureza, a colheita de folhas, flores e ramos deve ser feita comtesouras ou facas, sempre bem afiadas para facilitar a precisão do corte e evitar que a erva acabe danificada. 

Quando o que deve ser colhido está debaixo da terra, umapá pequena uma é mais útil para o trabalho. O facão deve ser usado apenas para cascas mais duras e quando estiver com sol não tão direto sobre a planta – ou use as mãos caso a casca esteja saindo mais facilmente. Cuidado apenas para não fazer sulcos muito profundos. 

Para os frutos ou as vagens e sementes, é a mais indicada, mas pequenas facas ou tesourinhas afiadas ajudam – sempre tudo muito bem afiado,certo? 

Transporte 
Colheu tudo? Então coloque em balaios ou caixas abertas, que permitam a circulação do ar. Evite qualquer forma de transporte que perca totalmente o que foi colhido, como plásticos e sacolas impermeáveis, a menos que você queria que surjam fungos aos montes. 

Coloque todas as plantas em camadas e evite a exposição direta do sol, já que após a retirada da terra algumas substâncias podem apresentar instabilidade quando expostas à luz solar. Para manter as propriedades originais também é indicado não mesclar nada, cada tipo de planta separada mesmo para manter as características próprias. 

ATENÇÃO:Se a planta estiver com aspecto diferente das demais, com cores mais fracas ou aparência mais murcha, não coloque no mesmo local que as outras e livre-se dela antes que contamine as demais. Também não tente lavar após a colheita. Com exceção das raízes, este processo pode danificar logo na primeira enxaguada e todo o trabalho acabará perdido. 

Época por época Raízes, tubérculos, bulbos e rizomas
É indicado colher no fim do ciclo da planta, quando suas partes externas como folhas, flores e sementes já começam a secar. Faça isso antes que brotem novamente.

Hastes, caules e ramos
Apenas quando estiverem bem desenvolvidos, antes da formação dos botões florais que consomem todos os nutrientes e acabam com as propriedades medicinais. 

Flores 
É melhor colher quando comecem a definhar e produzir sementes. 

Cascas 
As plantas precisam estar adultas, após o período de floração e frutificação.

Frutos carnosos 
Não muito maduro. Um pouco antes é o mais indicado. 

Sementes
Estas sim, apenas quando estiverem bem maduras e começando a secar. 

Ervas inteiras 
Colhem-se quando já se iniciou a formação e a abertura dos botões florais, porém antes que as flores se abram totalmente.

Qual o horário correto?
A ação terapêutica é afetada quando se colhe estas plantas em algum determinado horário? Sim, não é mentira.

A hora afeta diretamente para mais ou para menos os benefícios. O melhor período é pela manhã, mas logo após a evaporação total do orvalho da noite (lembram do início desta matéria?). Se tiver muito sol e calor, o melhor é esperar o sol baixar no final da tarde. Esta regra é especial para as plantas mais aromatizadas, com elementos aromáticos mais voláteis. 

Em dias fechados, tome cuidado com a chuva. Se tiver nublado e seco ao mesmo tempo, pode recolher tudo sossegado, assim como quando anoitecer – a melhor hora é quando estiver com luar forte. A luz do nosso satélite natural é apontada como um facilitador na hora de colher, já que a energia refletida em sua luz pode acentuar certos aspectos ou até mesmo encobrir outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário