O que é Flor Dente-de-leão:
A flor Dente-de-leão possui o significado de liberdade, otimismo, esperança e luz espiritual.
Para os cristãos da Idade Média, a flor Dente-de-leão estava associada a Cristo e à Virgem Maria, possivelmente pelo formato da flor e pela cor amarelo-brilhante que lembra os raios de sol.
Em determinada fase, quando a flor é soprada ela se desfaz com facilidade. As sementes são levadas pelo vento, se espalham e, no período certo, florescem novamente.
Devido a essa característica é também conhecida pelo nome "esperança". A frase "abre as janelas e deixa a esperança entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde" é uma referência ao Dente-de-leão.
Há quem diga que ao soprar uma pétala da flor deve-se fazer um pedido sobre o amor ambicionado. Se o vento trouxer de volta a pétala é sinal de que o desejo será brevemente realizado.
A planta Dente-de-leão é apreciada popularmente pelos seus efeitos medicinais. O chá favorece a digestão e alivia a prisão-de-ventre. É utilizado para purificar o sangue, estimular o apetite e no tratamento de problemas de fígado e vesícula.
O Dente-de-leão pertence ao gênero de plantas "Taraxacum". O nome "dente-de-leão" é de origem francesa e foi atribuído pelo povo Normando. Em Francês, "dent-de-lion" tem pronúncia semelhante a "dandelion", nome pelo qual é designada em Inglês.
Outros nomes pelos quais é conhecida são: Amargosa, Amor-de-homem, Chicória Silvestre, Taraxaco