quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Significado de Flor- e-Lis



Flor-de-lis é uma figura muito associada à monarquia francesa, em especial ao rei Luis IX da França. A flor-de-lis é símbolo de poder e soberania, assim como de pureza de corpo e alma.
flor-de-lisA palavra "lis" significa lírio ou iris. A representação de uma flor e o seu simbolismo, é o que os elementos heráldicos querem transmitir, quando a empregam sob as mais diversas formas. É uma das quatro figuras mais populares em brasões, juntamente com a águia, a cruz e o leão.
A flor de lis é o símbolo do movimento escoteiro, onde as três pétalas representam os três pilares da promessa escoteira e o apontar para o Norte em mapas e bússolas, mostra para onde o jovem deve ir, sempre para cima.
Certos estudiosos afirmam que a flor-de-lis teve sua origem na flor-de-lótus do Egito, outros defendem que foi inspirada na alabarda ou lírio - um ferro de três pontas que se colocava fincado nos fossos ou covas para espetar quem ali caísse. Outra possível origem é a de que seja uma cópia do desenho estampado em antigas moedas assírias e muçulmanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário