terça-feira, 11 de setembro de 2012

Antes da primavera, flores já colorem o Rio Grande do Sul



Do G1 RS

Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, com árvores repletas de flores (Foto: Camila Martins/RBS TV)Parque Farroupilha, em Porto Alegre, com árvores repletas de flores (Foto: Camila Martins/RBS TV)













A Primavera começa às 11h49 do dia 22 de setembro. A um mês do início da nova estação, no entanto, as flores coloridas já tomam conta das ruas de várias cidades do Rio Grande do Sul. Segundo especialistas, as temperaturas, que estão acima da média neste inverno, contribuem para a floração antecipada das plantas, que interpretam e clima e reagem.
"Um dos fatores de crescimento da planta, do seu plano de desenvolvimento, é a temperatura, a energia. Ela percebe que a energia nesse sistema, nesse ambiente, está aumentando, o que ativa sua fisiologia. Ativa a seiva, e os tecidos começam a se expandir, que é a floração e a brotação das flores", explica o engenheiro florestal Leopoldo Witeck, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (veja o vídeo abaixo).
Agosto tem apresentado temperaturas mais altas que em anos anteriores. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde 2001 não fazia tanto calor no mês. Apenas na primeira quinzena de agosto em 2012, a temperatura média mínima no estado ficou em 14,3°C e a máxima atingiu 26,1°C, com extremos de 7,3°C no dia 6 e 31,1°C no dia 11. De 2002 a 2011, as temperaturas no período oscilaram entre 11,5°C e 20,4°C. Em 2001, o recorde até então, foram de 14°C a 24°C.
A floração de espécies como Ipê e Azaléia, poderia ser até maior antes da época. Mas faltou um ingrediente. Veio a luz, veio o calor, mas não veio a chuva. Se houvesse umidade, a floração seria ainda maior, o que os especialistas chamam de "explosão de flores"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário