segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

DECORAÇÃO COM FLORES E FRUTAS PARA O REVEILLON...


A postagem de hoje é sobre algumas sugestões de decorações com flores e frutas, uma dica legal para o reveillon...


domingo, 30 de dezembro de 2012

Flores e arranjos valorizam a decoração das festas de fim de ano



Juliana Nakamura

Do UOL, em São Paulo

  • Flores dão vivacidade ao ambiente: frutas e enfeites de Natal podem ser utilizados nos arranjos
    Flores dão vivacidade ao ambiente: frutas e enfeites de Natal podem ser utilizados nos arranjos
Diferente do que acontece no hemisfério Norte -onde, por causa do inverno rigoroso, as festas de fim de ano são marcadas por decorações com elementos secos e desidratados-, no Brasil, flores de diversas espécies com cores e texturas múltiplas podem ser utilizadas para adicionar frescor e vivacidade a ambientes e mesas no Natal e Réveillon.

"Para o Natal, entre as inúmeras espécies que podem render bons ornamentos, destacam-se as flores de cores intensas, como vermelho, verde e laranja escuro", recomenda a decoradora e empresária Cecília Dale.
Uma das opções mais tradicionais é o bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima). Fortemente identificada com o Natal, por causa do contraste de sua vistosa folhagem vermelha e verde, esta planta é normalmente cultivada em vasos com terra e deve ser mantida longe do alcance de crianças e animais domésticos, que podem se intoxicar ao ingerir partes da planta ou sua seiva.

Veja flores que podem compor a decoração das festas de fim de ano



Foto 2 de 10 - Para a chegada do Ano Novo, a tradição de usar branco pode ser estendida à decoração com o emprego de arranjos compostos por lírios (Lilium sp). Para aparadores e mesas laterais, a dica é usar essas flores em cachepôs ou em vasos altos de vidro, junto com folhagem discreta, como junco (Juncus effusus) e tango (Solidago canadensis) Getty Images

Entre as flores de corte, algumas espécies indicadas para a decoração da festa natalina são as rosas (Rosa x grandiflora), os cravos (Dianthus caryophyllus) e as alstroemérias (Alstroemeria hybrida), sempre vermelhos. As composições podem misturar flores de diferentes espécies e ainda agregar pinhas, velas, folhagens e frutas.
Também existe a opção de criar arranjos com flores solitárias, mantidas em vasos transparentes, para um efeito mais "clean" e contemporâneo. "As flores tropicais em tom avermelhado também são interessantes para decorações natalinas, principalmente as da família da helicônea (Heliconia rostrata)", sugere o paisagista Marcos Brancher.

Enquanto no Natal o vermelho é a cor predominante, para o Réveillon, o branco, símbolo da pureza e da paz, dá o tom. "Para a festa de virada de ano, a sugestão é buscar flores e arranjos que transmitam sofisticação e elegância, como lírios (Lilium sp), camélias (Camellia japonica), magnólias (Magnolia liliflora) e orquídeas brancas", comenta Dale.
Além das flores alvas, Juliano Souza, gerente de marketing da Giuliana Flores, indica vasos com pimentas e ervas que trazem sorte para o novo ciclo que se inicia, com destaque para o conjunto chamado sete ervas, que combina arruda (Ruta graveolens), alecrim (Rosmarinus officinalis), espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata), entre outras espécies. Para quem quer quebrar a onipresença branca, flores amarelas, como gérberas e rosas, também têm bom apelo, pois simbolizam o desejo de prosperidade.

Monte um arranjo diferente e estilosos para a festas



Foto 1 de 16 - Receber é sempre bom e nas festas de fim de ano a casa tende a ficar cheia de amigos e familiares. Que tal dar uma cara diferente aos festejos? Para o Natal brasileiro e seu clima quente e cheio de luz, o florista Rodrigo Carneiro, da Agapanthus Floricultura - de Curitiba, propôs um arranjo inovador e sofisticado em tons que fogem ao verde e vermelho tradicionais. Em rosa ao lilás, a sugestão é de uma decoração leve e "na moda"... Edna Fróes/ Divulgação
Dicas para não errar no arranjo

Antes de escolher as flores que serão utilizadas na decoração da festa de fim de ano é importante definir o local onde o vaso será colocado, se sobre a mesa de jantar ou um aparador, por exemplo. Isso ajuda a determinar o porte e a altura que o arranjo poderá ter. "Para centros de mesa, é preferível espécies de baixa altura, que não ocupem muito o espaço aéreo e não atrapalhem a conversa", ensina Dale. Também para centros de mesa, Brancher recomenda evitar flores com perfume forte, como lírios, jasmins (Plumeria rubra) e angélicas (Polianthes tuberosa). Isso porque o odor pode atrapalhar a refeição e incomodar os convidados.

O paisagista aconselha, ainda, a observar as condições climáticas do espaço onde será realizada a festa. Afinal, ninguém quer que o arranjo estrague antes da comemoração começar. "Se for em local quente, como em uma casa de praia, orquídeas e flores tropicais são mais indicadas já que resistem melhor ao calor", explica. Outra dica é observar com cuidado a combinação das cores e investir na simplicidade, preferindo harmonizações que realcem e valorizem a flor. "O arranjo muito colorido pode a princípio chamar atenção, mas no segundo momento torna-se enjoativo", ressalta.

Souza, da Giuliana Flores, concorda: "A flor deve sempre sobressair à decoração. Por isso, vale a pena ter cuidado para que ela não ‘suma’ no ambiente ou fique destoante". Para evitar erros, é importante analisar bem as características do espaço e os ornamentos já existentes, antes de definir o tipo de flor a ser utilizado. Se o arranjo for ficar sobre uma mesa, por exemplo, é fundamental escolher variedades que combinem com o móvel e com a cor da toalha utilizada.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Flores para enfeitar seu final de ano


Flores Reveillon.jpg
Réveillon é tempo de comemorar a vida. É momento de refletir, pensar no ano que está acabando, faz um balanço de tudo que houve de bom e ruim e traçar o recomeço. É hora de anotar todas as coisas que prometemos fazer no novo ano: começar uma dieta, não estourar o limite do cartão de crédito, fazer academia, viajar mais, valorizar a família, encontrar o par perfeito, conseguir um emprego melhor, ser mais divertida, valorizar os singelos momentos de alegria, ver a vida de uma forma diferente e retomar a esperança em si mesmo na execução do próprio destino.
Primeiro é hora de reunir a família e os amigos, caprichar no modelito e na cor da roupa, preparar as simpatias e escolher o local da virada. Depois, é preciso preparar o ambiente para que ele traga os desejos que todos buscam no réveillon. Para repensar os sonhos, renovar as energias e deixar o ano velho para trás nada melhor do que ter um réveillon agradável e aconchegante. Plantas e flores são presenças imprescindíveis na decoração de ano novo. As flores, além de serem usadas como enfeite, sendo responsáveis por equilibrar o ambiente, também colorem a alma.
Rosas brancas, vermelhas e amarelas são as flores mais usadas no réveillon. As brancas transmitem calma, paz, renovação, equilíbrio, harmonia. As amarelas simbolizam a riqueza, os bons presságios, a luminosidade. E as tradicionais rosas vermelhas, sempre são sinônimos de amor e perfeitas para serem usadas em uma ceia romântica em casal. Além disso, o ambiente pode se tornar ainda mais sofisticado se incluir arranjos de flores como orquídeas, angélicas, buganvílias, dálias e muitas outras. De preferência, todas fresquinhas. Além de lindas, elas perfumam o ambiente.
Flores Ano Novo.jpg
Na hora da contagem regressiva, as palmas são tradicionalmente usadas como forma de oferenda para Iemanjá, a rainha do mar, pois para os supersticiosos, elas fazem toda a diferença. Muitas vezes as rosas brancas acompanham as palmas no momento deste ritual e são responsáveis pelas boas vibrações e energias positivas que as pessoas projetam para o próximo ano.
Na época mais esperada do ano, as flores e Cestas são também um ótimo presente. Quem as recebe se sente especialmente importante, pois as flores são capazes de traduzir em forma de presente emoções e sentimentos. Além disso, marcam o instante fazendo com que ele seja especialmente lembrado.
Fonte:http://www.wiki2buy.com.br

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Flores para Réveillon


No segmento dos complementos florais, as espigas branqueadas do trigo estarão em 2012 – como, aliás, sempre estiveram – entre as favoritas. Representam a abundância e a prosperidade que desejamos a todos.Já para o Réveillon, a preferência recai sobre as flores brancas, com destaque para rosas, gladíolos (palmas-de-santa-rita), crisântemos, margaridas, lírios, áster e gypsophilla, entre outras. Parte dessa tradição foi herdada dos rituais afro-brasileiros, especialmente da Umbanda e do Candomblé, com destaque para as cerimônias de lançamento ao mar das oferendas a Iemanjá, na passagem do ano.
Na praia de Copacabana (Rio de Janeiro), desde 2003, com o crescimento do turismo, esta cerimônia – considerada a mais tradicional e notória de todas – foi transferida para o dia 29 de dezembro. Mas, no restante do Brasil, flores brancas – que simbolizam paz, pureza e harmonia e que, segundo a tradição, são as únicas aceitas pelo orixá – são lançadas para a divindade no último dia do ano. E, se na região não existe mar, os devotos logo se lembram de que os rios, lagos e cachoeiras também pertencem aos domínios de Iemanjá.
O uso de outras cores para as flores jogadas ao mar, ou às águas em geral, representa miscigenações e superposições ao ritual religioso, mas está afeto à esfera da simbologia profana, nas quais se adotam diferentes cores para os pedidos relacionados ao amor (rosa), paixão (vermelho) e prosperidade (amarelo).
Desde já, nossos mais sinceros votos de um Feliz Natal e de um próspero Ano Novo!
Fonte: jardim cor.com

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ilumine a ceia do Réveillon com flores



Confira as dicas para deixar a noite da passagem do ano ainda mais vibrante e dê uma passada na M&M Flores para comprar as suas flores.

Alessandro Guimarães, especial para o iG |
Rosas coloridas são sempre bem-vindas na virada do ano. Foto: Divulgação Bia Valente
1/12
Segundo o florista Batista Reis, os tons de amarelo também são muito utilizados e indicados para quem deseja atrair prosperidade. “Escolha espécies como gladíolo, orquídea e gérbera.” Já nos arranjos, os complementos podem ter diversas tonalidades, principalmente prata, dourado e o verde das folhagens. “Além das fitas, vale optar por folhas de antúrio, papiro e tuias, que significam esperança”, afirma Bia.
Também é possível deixar a imaginação correr solta e lançar mão de outros materiais. “Arames de artesão, vimes pintados de branco ou na cor natural e água em vidro são algumas delas”, indica Reis. Mas não é preciso uma infinidade de combinações para criar algo bonito, como sempre, a simplicidade funciona muito bem. Reaproveite as pinhas e as bolinhas de Natal para compor arranjos cheios de charme.

Àqueles que preferem o branco somente nas roupas e na toalha de mesa, boas opções são as plantas tropicais. Helicônias, alpínias e estrelítzias adicionam um colorido especial e tem tudo a ver com o verão.
Acerte na escolha
Antes de selecionar as espécies é fundamental saber onde elas serão dispostas. “Se a ideia é deixá-las na mesa da ceia, opte por exemplares sem perfume, pois não atrapalharão o paladar ou causarão desconforto”, explica a florista Tânia Santos. Seja qual for a escolha, é importante seguir algumas recomendações simples para manter a criação cheia de vida na hora da virada. “Posicione os vasos longe da luz solar direta, troque a água diariamente e escolha um local ventilado”, indica.
Para garantir uma bela composição, busque as flores com, no máximo, dois dias antes da comemoração. Para a florista Maria Aparecida, da Cissi Art Flor, a flor do ano-novo não deve ser simplesmente bonita ou extravagante, deve conter algo a mais. “As espécies ajudam a purificar os ambientes e dão alegria à festa.”

Flores para o Réveillon
Antúrio
Boca-de-leão
Copo-de-leite
Estrelítzia
Frésia
Junco
Gérbera
Gladíolo
Helicônia
Lírio
Lisianto
Orquídea
Pândano
Papiro
Rosa
Tango
Tuia

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Torênia – Torenia fournieri




Escrito por   do jardineiro. net

As torênias são floríferas herbáceas e anuais de verão. Da família Scrophulariaceae, elas são aparentadas com as dedaleiras e as bocas-de-leão. Seu porte é pequeno, atingindo cerca de 30 cm de altura. A ramagem é compacta e bastante ramificada, dando a planta um aspecto simétrico e arredondado. As folhas são glabras, verdes e opostas, com margens serrilhadas. As flores são abundantes, axilares e terminais. Elas são lindas, aveludadas, em forma de trompete, com corola azul e garganta branca-amarelada. A floração se estende pela primavera e verão.
Atualmente estão disponíveis muitas variedades de torênias, com portes diferentes, assim como plantas mais densas e outras pendentes. Há ainda uma grande diversidade de outras cores além do azul, desde o branco, passando pelo rosa, amarelo, roxo, violeta até o vermelho. No paisagismo elas substituem perfeitamente os amores-perfeitos no verão, formando belos e densos maciços e bordaduras. Também podem ser plantadas em vasos e jardineiras, e as variedades pendentes ficam excelentes em cestas suspensas.
Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo humoso, drenável e irrigado regularmente. É interessante que se faça ainda o beliscamento das pontas dos ramos, para estimular o adensamento da planta. Fertilizações semanais na primavera e verão são suficientes para um abundante florescimento. Aprecia as temperaturas amenas, florescendo melhor nas regiões serranas e no sul do país. Multiplica-se por sementes, postas a germinar do outono ao início da primavera, e mais raramente por estacas.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

FLORES PARA O NATAL


natal flores

Um lindo arranjo de flores traz aconchego e sofisticação à decoração do lar e em datas comemorativas, eles são extremamente recomendados. Por isso, durante o Natal, invista em uma decoração simples, mas muito elegante. Para decorar com flores basta seguir uma dica: nunca se esqueça da harmonia com o restante da decoração.

vermelho e o verde são as cores tradicionais dessa data e com detalhes em dourado os arranjos ficarão ainda mais graciosos. Invista nas flores como a poinsentia ou popularmente conhecida como bico-de-papagaio, no azevinho, que são pequenos ramos com frutinhas vermelhas e em folhas de Hera.
Fonte; Mudar

domingo, 23 de dezembro de 2012

Dicas de Como Decorar Mesa para a Ceia de Natal

por Estação Feminina   
Uma das imagens mais marcantes que nos vêm à mente quando as festas de final de ano se aproximam é a comemoração natalina, quando a família toda se reúne em volta de uma bela mesa, a criançada não vê a hora de receber seus presentes e o clima é envolvente e de muita animação!

Como a casa se enche de familiares e amigos nesta noite, as preparações começam já na véspera de Natal. Os preparativos são muitos.

Entre o cardápiodecoraçãoenfeitesconforto e os caprichados looks, os anfitriões sempre se vêem sobrecarregados e nada melhor do que se adiantar e começar a pensar em cada um desses detalhes para quando o dia 24 chegar, tudo ocorra com mais calma e naturalidade, permitindo que, assim como os convidados, as preocupações e a correria desta data não interferam no seu ânimo para comemorar durante a noite!
Vamos dar uma atenção especial a um item que quando bem elaborado rende muitos elogios e garante o sucesso dessa tão esperada comemoração: a mesa! Esta ocasião requer muito esmero por parte da organização, contudo, não precisa necessariamente ser formal!

Harmonia e bom gosto são dois ingredientes fundamentais para que a sua tarefa apresente bons resultados. Portanto, antes de mais nada, lembre-se que melhor do que errar por exagero é investir em opções mais simples – que podem sim ser econômicas – que agreguem um toque sofisticado ao alegre ambiente natalino!

A sua criatividade pode fazer toda a diferença na hora dos preparos natalinos, portanto vamos a algumas dicas de enfeites e decorações para você começar a soltar à imaginação para idealizar e ir a busca do que precisará para montar a sua ceia!
Veja neste vídeo algumas dicas simples e fáceis para decorar a mesa neste Natal:


Escolhendo as cores
Primeiramente, escolha as cores com as quais você trabalhará em sua decoração! A vermelha e a verde são as tradicionais e nunca saem de moda para esta data. Tons terrosos como o marrom, laranja, dourado e cobre rendem boas combinações, bem como o azul e o prata! Para quem não teme ousar, roxos também podem gerar uma boa coordenação com prata e branco.

Defina a toalha!

Escolhidas as tonalidades que irão compor a mesa, vamos, então, à escolha da toalha. Limpa, bem passada e engomada, a toalha pode trazer estampas de motivos natalinos ou vir em cores lisas. Tudo depende das louças que você pretende usar. Quando estas contarem com toques coloridos dê preferência para toalhas brancas ou mais neutras, enquanto o contrário é permitido caso taças e pratos tenham uma estética minimalista em branco, cristal ou preto. Sobre os cobre-mesas coloridos pode-se investir também em trilhos que tragam o fundo claro e detalhes bordados que evidenciem a temática da noite!
Jogos de jantar e Talheres
Para a disposição das pratarias, como os talheres, opte sempre por formas tradicionais que não compliquem a organização dos convidados na hora da ceia. Eles podem criar desenhos sobre a mesa quando colocados na diagonal, ou serem postos lado a lado, como de costume diário.

Os pratos devem ser todos do mesmo material para garantir a harmonia do visual, já que eles são responsáveis por boa parte da elegância da mesa!
De vidro, porcelana ou louça você pode optar por peças lisas, coloridas ou com detalhes em dourado e prateado.

Colocar enfeites sobre esses pratos demonstra capricho dando um toque diferenciado e original à sua decoração. Guardanapos de tecidosbolas de natalcupcakes com motivos natalinos e pequenas caixinhas de presentes com lembranças ou mensagens são algumas das opções que você pode usar para deixar sua produção com ares mais personalizados!

Copos e Taças
Copos e taças devem ser postos lado a lado visando facilitar na hora de servir os convidados e manter a organização.

As versões coloridas são bem vindas nessa ocasião, mas as tradicionais também podem ganhar valorização com aplicações de laços e fitas.
Decore com:
Velascastiçais e flores garantem o glamour da sua ceia! Evite arranjos muito altos que cubram a visão dos convidados.

As velas certamente são os elementos que mais combinam com a ocasião; escolha-as de acordo com a tonalidade da decoração.

Caso prefira flores, monte arranjos de centro pequenos e inodoros que não interfiram no aroma da comida. As fitas douradas sempre finalizam muito bem os arranjos natalinos e podem ser arrematadas ainda com bolas, presentinhos, estrelas e demais enfeites emprestados da sua árvore!


Frutaspinhas e guardanapos também se mostram ótimas opções para complementar a sua decoração! Disponha frutos e pinhas estrategicamente entre os espaços vagos da mesa criando um arranjo, enquanto os guardanapos podem vir sobre os pratos, ao lado deles ou em porta-guardanapos. Você poderá optar por modelos estampados descartáveis ou investir em opções em tecido que poderão ser reaproveitados em outros anos.

Dica!!!

Evite misturar diferentes estilos de enfeites, assim como as cores; procure trabalhar sob um tema, seguindo-o em todos os elementos a serem apresentados na mesa. Lembre-se que além de toda a decoração os pratos principais também estarão dispostos neste mesmo espaço, portanto nada de forrar o móvel com acessórios e se esquecer do principal; a comida.

Libere a sua criatividade e inove na sua decoração de natal, a qual demonstra não só capricho, mas que estará recebendo seus convidados com muito carinho para a Ceia!
Sugestões para decoração da mesa para a Ceia de Natal: