No segmento dos complementos florais, as espigas branqueadas do trigo estarão em 2012 – como, aliás, sempre estiveram – entre as favoritas. Representam a abundância e a prosperidade que desejamos a todos.Já para o Réveillon, a preferência recai sobre as flores brancas, com destaque para rosas, gladíolos (palmas-de-santa-rita), crisântemos, margaridas, lírios, áster e gypsophilla, entre outras. Parte dessa tradição foi herdada dos rituais afro-brasileiros, especialmente da Umbanda e do Candomblé, com destaque para as cerimônias de lançamento ao mar das oferendas a Iemanjá, na passagem do ano.
Na praia de Copacabana (Rio de Janeiro), desde 2003, com o crescimento do turismo, esta cerimônia – considerada a mais tradicional e notória de todas – foi transferida para o dia 29 de dezembro. Mas, no restante do Brasil, flores brancas – que simbolizam paz, pureza e harmonia e que, segundo a tradição, são as únicas aceitas pelo orixá – são lançadas para a divindade no último dia do ano. E, se na região não existe mar, os devotos logo se lembram de que os rios, lagos e cachoeiras também pertencem aos domínios de Iemanjá.
O uso de outras cores para as flores jogadas ao mar, ou às águas em geral, representa miscigenações e superposições ao ritual religioso, mas está afeto à esfera da simbologia profana, nas quais se adotam diferentes cores para os pedidos relacionados ao amor (rosa), paixão (vermelho) e prosperidade (amarelo).
Desde já, nossos mais sinceros votos de um Feliz Natal e de um próspero Ano Novo!
Fonte: jardim cor.com
Fonte: jardim cor.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário