terça-feira, 13 de novembro de 2012

Adubação


Muitas pessoas ficam na dúvida na hora de escolher o adubo certo para suas plantas, devido a grande quantidade de formulações existentes no mercado.
Para entender melhor sobre os adubos, precisamos entender o que significa a sigla NPK  e onde cada elemento atua no vegetal.
N (nitrogenio) : estimula a brotação e favorece as folhas, além de assegurar o crescimento com vigor.
P (fósforo) : estimula a floração e frutificação, sendo também importante para fortalecer as raízes.
K (potássio) : fortalece a estrutura celular das plantas conferindo-lhes maior poder de resistência à seca e doenças
Quando vemos uma formula de NPK 4-14-8 por exemplo, isto significa que temos o elemento fósforo em maior quantidade nesta formulação, embora existam outras formulações como 10-10-10, indicando que temos quantidades iguais de todos os elementos; ou 16-4-8, quando o elemento em maior quantidade for o nitrogenio. Portanto:
  • Quando temos uma planta, cujo principal atrativo são as folhas, devemos usar uma formulação rica em nitrogênio; sendo que isto também vale pra os gramados.
  • Quando a intenção é a produção de flores, em pomares, ou após o transplante, quando desejamos um maior desenvolvimento das raízes; a formulação adequada é aquela rica em fósforo (4-14-8)
  • E a formulação rica em potásio serve por exemplo, antes do inverno, quando as plantas entram em sua fase vegetativa e precisam de maior resistencia.
Em posse destas informações você pode escolher o adubo que melhor se adapta às suas necessidades, lembrando sempre que o adubo químico é um sal, e só deve ser aplicado após as regas ou em dias de chuva não torrencial, pois são higroscópicos, isto é, retiram água do ambiente onde estão, e podem em contato com as folhas ocasionarem a sua queima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário