sábado, 3 de novembro de 2012

Compostagem


Blog de dicas-jardinagem-paisagismo :Dicas de paisagismo e jardinagem, Compostagem
O composto orgânico produzido com restos vegetais serve para adubar as plantas sem uso de qualquer aditivo químico, otimizando as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.
Se você dispõe de espaço em casa, pode construir uma composteira de táboas de madeira deixando frestas entre as mesmas para o arejamento do material, mas elas podem ser construidas de bambu ou palets.
Serão construidos duas caixas de 1x 1 x1 m de altura, para que o material possa ser revirado de um lado para o outro, deixando uma portinhola em baixo para a retirada do adubo já pronto.
O material vai sendo depositado e intercalado com terra e coberto com uma pequena quantidade de cal ( mais ou menos um copo), para evitar a visita indesejada de ratos.Outra medida para manter estes visitantes afastados é nunca colocar restos de alimentos preparados e gordurosos, assim como carnes e ossos.
É preciso que o material seja mantido úmido, mas não enxarcado. Basta espremer um punhado do composto nas mãos, deve pingar uma gota de água, mas nunca escorrer.
Uma vez a cada 15 dias o material deve ser revirado.
A composteira deve ser mantida coberta e em local sombreado. Quanto menor o tamanho dos restos menor o tempo de decomposição do material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário