quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Receitas naturais para pragas de jardim


Blog de dicas-jardinagem-paisagismo :Dicas de paisagismo e jardinagem, Receitas naturais para pragas de jardim
Os antigos que não dispunham dos produtos químicos que possuímos hoje, conheciam muito bem as melhores maneiras de controlar as infestações de pragas. Essas receitas foram passadas de geração a geração e chegam  hoje até nós como uma  alternativa fácil e barata para o controle  de muitas pragas que  prejudicam a saúde de hortas e jardins, sem falar que não causam danos a saúde dos homens nem de outros animais.
 ÁCAROS, COCHONILHAS E PULGÕES: Colocar 500g de folhas de samambaia frescas em 3L de água. Ferver por meia hora. Diluir em 1:10 em água e pulverizar.  
COCHONILHAS, LAGARTAS E PIOLHOS: Picar 10 cm de fumo de corda, colocar em 1L de água e adicionar 10 ml de álcool, deixando curtir por 1 dia. Diluir em 1:10 em água e pulverizar. Aguardar 48h para consumir as hortaliças pulverizadas. 
BARREIRAS PARA FORMIGAS: - fazer uma barreira contínua de 15cm de largura com cinzas, cascas de ovo ou carvão vegetal ou; 
- fazer suco das pimentas vermelhas com pouca água. Diluir em 1:1 em água. Embeber um pano e colocar ao redor do tronco das árvores. Pulverizado sobre as árvores repele outros insetos.
FORMICIDA: misturar 20L de água, 7 Kg de esterco fresco e 700g de melado. Deixar fermentar por 1 semana. Coar em um pano, misturar cada litro da mistura em 1L de água e aplicar dentro do formigueiro. O EXCESSO DE MATÉRIA ORGÂNICA DENTRO DO FORMIGUEIRO, OCASIONA A MORTE DOS FUNGOS QUE SERVEM DE ALIMENTOS PARA AS FORMIGAS.
LESMAS E CARAMUJOS: espalhar sacos de estopa ou panos embebidos em cerveja e deixar durante a noite. Os animais sentem-se atraídos e podem ser recolhidos facilmente.
ÁGUA DE CINZAS: misturar 2 Kg de cinzas em 10L de água. Mexer bem e deixar por 1 dia. Coar e pulverizar. Controla vários insetos.
 CRAVO-DE-DEFUNTO (TAGETES SP): usado para controlar nematóides e é repelente de insetos. Plantar ao redor dos canteiros no jardim ou horta.
NEMATÓIDES, LAGARTAS E PULGÕES: amassar 4 dentes de alho, colocar 1L de água e deixar descansar por 12 dias. Misturar 1L dessa mistura em 1L de água e pulverizar as plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário