sábado, 24 de novembro de 2012

Compre plantas saudáveis


Como evitar comprar uma roseira murcha num supermercado? Lojas de jardinagens e hortos querem que você acredite que é bobagem comprar plantas em supermercados e feiras, mas em muitos casos esses comerciantes compram suas plantas dos mesmos fornecedores e distribuidores dos principais centros de jardinagem. A diferença é o que ocorre depois que as plantas ficam expostas na loja e nos hortos: é comum receberem mais cuidados de especialistas e atenção constante e ficarem mais saudáveis. Leia os 5 pontos a observar.
 
O ambiente geral
Dê uma olhada rápida nas plantas expostas. Se, de uma maneira geral, parecerem bem, provavelmente estão sendo bem-tratadas. Se metade estiver meio caída ou marrom, ou se a terra e os canteiros estiverem cobertos de ervas daninhas, procure outro lugar, mesmo que a planta que você queira esteja com uma aparência saudável.
 
Raízes
Se as raízes estiverem saindo sem controle dos buracos para drenagem, a planta está há tempo demais naquele vaso e provavelmente sofre com o estresse. Por outro lado, se a planta sair muito facilmente do vaso, é possível que tenha acabado de ser transplantada e as raízes não estarão prontas para o seu jardim. As raízes devem dar a impressão de solidez.
 
Aparência geral
As folhas devem ser verdes e brilhantes, e não murchas, amareladas ou marrons. A planta deve ser cheia e cerrada em vez de alta e pouco densa. Os caules devem ser livres de rachaduras e cicatrizes.
 
Brotos
Procure plantas que estejam com brotos, e não em floração completa. Plantas com brotos são mais fáceis de transplantar, e você terá o prazer das flores por mais tempo. Além disso, elas provam que são capazes de florescer bem, mesmo que precisem de algumas estações para isso.
 
Pragas e doenças
Inspecione a planta inteira com atenção, especialmente debaixo das folhas, em busca de pragas ou sinais de doenças. Se ela resistir a essa cuidadosa inspeção, deverá se dar muito bem no seu jardim, independentemente da procedência.
 
(Fonte: Dicas Secretas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário