Janeiro chegou assim…Meio de mansinho, trazendo uma chuva fina por sobre a nossa cidade. O céu escuro se iluminou com a “chuva de fogos” e a noite ficou com aquele jeito encantado, repleta de pedidos e orações de esperança.
Quando a luz do dia iluminou a nossa terra, nos encontrou , na maioria, sonolentos e cansados da agitação do “Ano Novo”. Tudo estava como era antes… Mas a alma da gente acorda animada, e ao mesmo tempo ansiosa, sonhando com dias melhores que virão…
Saio para o nosso quintal e , como sempre, me encanto com aquele pedaço de natureza ao nosso redor. A chuva fina havia oferecido uma trégua e os passarinhos estavam animados,cantarolando e voando entre as árvores… Já estávamos em janeiro e a vida se renova por todo o lugar!
Olho para as flores que andam esbanjando beleza por aqui…E descubro o portão da rua repleto das nossas lindas florzinhas amarelas, que nessa época do ano, fazem transbordar energia… São inúmeras flores de um amarelo muito intenso!
Para a nossa alegria, muitas outras flores estão se abrindo e emprestando a sua delicadeza e poesia para enfeitar esses nossos primeiros dias do novo ano.
Olho para o muro lateral, e me dou conta de que o nosso bouganvillie cor de rosa está quase tocando no céu… Está enorme e muito alto, repleto de incontáveis flores!
O outro bouganville, de um rosa forte, quase vermelho, também já tinha nos encantado com sua floração vibrante e muito romântica, por quase todo dezembro…Agora, já mais lentamente, ainda nos oferecia os seus doces bouquês…
E passando os olhos por todo o nosso quintal, vou me encantando com o desabrochar de tantas outras belas flores… Os hibiscos nos dando o ar de suas graças… E as musáceas que nos fascinam com as suas exóticas e inusitadas florações!
E sempre me surpreendo com cada floração e o seu encanto… A cada ano que se inicia , a natureza continua nos deslumbrando com a sua capacidade de renovação e regeneração. Quantos perigos e dificuldades podemos imaginar que uma plantinha enfrenta a cada singelo dia? Por mais que nós , seres humanos, possamos cuidar delas , é impossível para nós medirmos as dificuldades que um vegetal passa na sua luta silenciosa pela sobrevivência… Tempestades fortes, ventos inclementes, sol devastador, insetos e outros seres agressores ( inclusive humanos!)… Mas com uma capacidade extraordinária de sobrevivência e resistência, que varia conforme as espécies, as nossas plantas sempre nos surpreendem e nos emocionam! Muito temos que aprender com elas…
Que as nossas pequenas flores de janeiro, nos sirvam de inspiração para o novo ano que está começando…
Nenhum comentário:
Postar um comentário