Adubação: por conta do tempo mais propenso às chuvas, as plantas consomemmais facilmente os nutrientes do solo, utilizando todo o potencial do adubo. É necessário o acréscimo de adubo adequado e tratamento do solo em volta das plantas. Árvores grandes e arbustos precisam ter a terra em volta afofada e reforçada com material orgânico, como estrume e húmus, e fertilizante NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) na proporção 10-10-10. Este fertilizante precisa ser diluído para ser inserido no solo, na proporção três partes de água e uma de mistura.
Regas: quem determina o volume das regas é a natureza. Se a região em que você vive for chuvosa, a frequência de irrigação pode ser muito espaçada, para que se evite encharcamento e apodrecimento das raízes. Mas se o Verão de sua região for muito seco, cuidados extras com a rega, que deve ser feita constantemente e preferencialmente pela manhã, para que as plantas não sofram queimaduras.
Podas: paisagistas não recomendam podas no Verão por conta do início da fase de brotação natural nas plantas por conta da abundância de luz. Contudo, as chamadas podas de formação precisam sempre ser feitas para a eliminação de galhos secos e excedentes.
Cuidados: o excesso de chuvas em algumas regiões podem provocar enxurradas que retiram a camada fértil do solo, por isso recomenda-se o uso de matéria orgânica curtida ou uma cobertura morta para retenção dos nutrientes. Atenção também com a proliferação de fungos e e doenças, por conta das temperaturas elevadas e alta umidade.
Dicas: o Verão é excelente para que se cubra os gramados com terra e adubo graças à rapidez de absorção de nutrientes por conta da abundância de água. Algumas espécies atingem o ápice da floração justamente nesta época, como o copo-de-leite ( Zantedeschia aethiopica), sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis), onze-horas (Portulaca grandiflra), crista-de-galo (Celosia argentea) e o hibisco (Hibiscus rosa-sinensis).
Fonte: jardim e paisagismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário