quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Flores de Ipê-branco embelezam Parque da Sementeira




cliqueFotos: Ascom/Emsurb
 
O Ipê-branco (Tabebuia Roseoalba) é uma árvore nativa do Brasil. Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani e significam ´árvore de casca grossa´. Ótima para a arborização de praças e avenidas por conta da copa alongada e de seu tamanho - 7 a 16 metros de altura, com tronco de 40 a 50 cm de diâmetro -, vem sendo plantada em toda a capital sergipana. Os locais de maior concentração da espécie são a avenida Hermes Fontes e a rota de fuga da Zona de Expansão.
Segundo a engenheira agrônoma da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Fernanda Matos, a árvore se mostra resistente em Aracaju, tanto no verão quanto no inverno. Ela explicou que o seu crescimento é considerado muito bom e que o cuidado com a planta se restringe a irrigação, colocação de adubo e poda para condução quando necessário. A engenheira agrônoma ressalta ainda que as árvores utilizadas na ornamentação da cidade proporcionam abrigo e alimento para a fauna; sombra, sensação térmica mais amena, além da diminuição da poluição sonora e de ruídos em benefício da população.
O Ipê floresce uma vez ao ano e, neste período, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovido de folhas. Estas dão lugar às flores amarelas, brancas, roxas ou rosas, que formam um verdadeiro espetáculo da natureza. No Parque da Sementeira, bem próximo à sede da Emsurb, os visitantes podem contemplar a beleza do Ipê-branco, que já mostra suas belas flores.
Manutenção
O trabalho de paisagismo realizado pela Emsurb vai além da arborização. Diariamente a gerência de Áreas Verdes da empresa envia equipes a diversas localidades da cidade para a manutenção de praças, jardins, canteiros e avenidas. Atividades como irrigação, poda, roçagem de terreno, adubação, limpeza de arranjos, reposição de grama e plantas nativas são frequentes. A Emsurb também cuida dos gramados de campos de futebol administrados pela Prefeitura, a exemplo do Anchietão, Jardim Esperança e da Sementeira.
Valdir Santos, fiscal de plantio da Emsurb, esclarece que a manutenção é feita, aproximadamente, a cada 20 dias por local, mas há regiões que precisam de cuidados mais frequentes. A agenda desta semana compreende a praça do posto de saúde Sinhazinha, a avenida Nova Saneamento, a avenida Tancredo Neves, Zona de Expansão, Pantanal, Centro, Mercado Albano Franco, conjunto Inácio Barbosa, dentre outros.
Ascom PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário