terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Horta no jardim de casa



Horta no jardim de casa


Preparar receitas e chás com ervas colhidas no quintal é especialmente saboroso, não acha? Todas as plantas estão sempre frescas, livres de agrotóxicos e seu cultivo pode render bons momentos de descontração. Se você pensava que a falta de um canteiro de terra seria um problema… Está muito enganado! Os vasos são ótimas soluções, pois as plantas se desenvolvem muito bem e, de quebra, compõe arranjos maravilhosos.




Se você estiver em um terraço pequeno ou num local grande, mas com outras plantas espalhadas, o importante é criar um novo ambiente para a horta, por isso, o primeiro passo é escolher muito bem o local. Para as plantas crescerem viçosas, precisam de sol por, no mínimo, quatro horas por dia. A falta de iluminação deixa as hortaliças vulneráveis ao ataque de pragas.
Após resolver o local vá as compras em uma loja de jardinagem. São necessários suportes, terra adubada, areia, argila expandida, pedriscos ou casca de pínus e mudas.
Uma horta pode ser conhecida como um ‘jardim das delícias’, já que encanta pelo aroma, textura e cores.

Dicas de mudas:
- Alecrim
- Sávia
- Coentro
- Louro
- Orégano
- Hortelã
- Tomilho
- Manjerona

Segredos do sucesso:
Para que sua horta mantenha-se viçosa pelo máximo de tempo possível, fique atento a algumas recomendações:
- Misture espécies com moderação. Nem todas se dão bem e, no vaso, o estresse é maior, pois os nutrientes acabam logo.
- Antes de regar, perfure a terra com o dedo. Se estiver úmida, não molhe. Se precisar regar, coloque água até escorrer pelo dreno.
- Escolha vasos com mais de um furo de drenagem. Após 20 minutos de rega, o ideal é que a terra não continue muito úmida. O excesso de água aumenta os riscos de fungos e de doenças que prejudicam as raízes.
Manutenção:
A cada 3 meses, coloque o equivalente a uma mão de adubo em cada planta e revolva a terra com cuidado para não prejudicar a raiz. Lembre que uma horta em vasos dura de 6 meses a 1 ano. Quando o ciclo da planta chega ao fim, é aconselhável trocá-la por outra. Por exemplo, se antes havia hortelã, plante cebolinha. Essa prática confunde as pragas.
A organização do vaso:
Forre o fundo do recipiente com cacos de cerâmica ou argila expandida. Por cima, coloque manta de drenagem ou uma camada de areia grossa, que facilitam o escoamento da água. Cubra com terra adubada. Cavoque e deposite muda. Por fim, para manter o solo úmido, forre com casca de pínus ou folhas secas.

Boa sorte! Não se esqueça, divida a experiência com toda a família. Esse será um momento perfeito para trocarem e aprenderem novas experiências.
Fonte:blogpratec

Nenhum comentário:

Postar um comentário