Confira os significados de algumas tonalidades usadas na decoração
Redação Lugar Certo PR - Folha de Londrina
As cores transmitem vários efeitos quando olhamos para elas. Na decoração as cores podem contribuir até para organizar sua casa. O melhor de tudo é que com apenas alguns objetos de cores diferentes, é possível dar um ar renovado aos ambientes com tons mais neutros. Conheça os significados das cores e como podem ser utilizadas na decoração para estimular os efeitos desejados.
Vermelho
É a cor mais dramática que existe. Transmite energia e tem visualização rápida. Mesmo surtindo um belo efeito, deve ser utilizada com moderação. Essa cor estimula a vitalidade e energia em todo organismo vivo e ajuda no estímulo para a atividade. Ele atrai vida nova e pontos de partida inéditos. Associado ao calor e à excitação, a cor passa a iniciativa e a disposição para agir. As flores mais utilizadas com essa cor são as rosas, tulipas, gérberas e crista de galo.
Laranja
Tem quase a mesma intensidade do vermelho. Transmite otimismo e alegria. É uma cor muito ligada à comunicação. Essa cor traz boa saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida. Comunicação, movimento e iniciativa são pontos fortes dessa cor. Duas flores com essa cor são utilizadas atualmente: o girassol e o lírio.
Rosa
Ideal para dar um ar romântico à ocasião, pois traz suavidade ao ambiente. É excelente para casamentos. O rosa estimula afeição e sentimentos amorosos. Esta cor também transmite uma mensagem sexual poderosa, como o vermelho, que pode ser manipuladora num nível sutil. A energia dessa cor é suave, calmante e protetora. As flores mais usadas com essa cor são: rosa, amarílis, dália, angélica.
Amarelo
Verde
Essencial em qualquer arranjo. É uma das cores que mais lembram harmonia e paz. Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio e amplia a consciência e compreensão. Propicia a imagem da segurança e da proteção e cria um ambiente propício para tomar decisões. Espaço, liberdade, harmonia e equilíbrio são aspectos fortes da cor verde. São inúmeras plantas que se prestam à decoração, como, as dracenas, ciprestes, eucaliptos, samambaias, avencas.
Azul
Leva otimismo e esperança ao ambiente. O azul assinala a entrada nos domínios mais profundos do espírito. Essa cor faz parte do espectro frio e, por sua quietude e confiança, promove a devoção e a fé. É uma cor associada ao dever, à beleza e à habilidade. O azul é sereno, por isso, traz paz, confiança e sentimentos curativos e relaxantes. As flores mais comuns nas decorações são: jacintos, papoilas, agapantos.
Branco
Indispensável até mesmo para compor um arranjo com outras cores. É a cor da paz. Transmite paz, inocência e pureza. O branco vai com tudo. Use e abuse! As flores: copos de leite, rosas, lírios, boca de leão e orquídeas dão mais vida às outras composições de flores do arranjo.
Para locais de leitura, estudo, concentração, utilize cores calmas, leves, relaxantes e que ajudam a pensar. Nos quartos, a dica é usar cores calmas também, porém, visando o relaxamento e descanso. E usar alguns objetos em cores mais quentes estimulando a sedução. Na sala, na qual se recebem as visitas, pelo menos uma parede de cor mais forte, como, o vermelho e o laranja, funcionam muito bem, pois estimulam a conversa, a criatividade e chamam a atenção. No entanto, é preciso estar mais atento com a cor vermelha, pois seu uso deve ser moderado.
Agora é só montar os ambientes de acordo com os efeitos das cores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário